World Report Monitor
SEE OTHER BRANDS

The latest news on global issues

Campanha Vozes pela Liberdade é lançada para combater a indústria do tráfico humano que movimenta R$1.4 trilhões por ano

Lançada no Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas a campanha é impulsionada por união global de ONGs, empresas e ativistas contra escravidão moderna

Vozes pela Liberdade nos convida a romper o silêncio, identificar a exploração e ajudar sobreviventes a retomarem suas histórias”
— Cintia Meirelles
BRASíLIA, DISTRITO FEDERAL, BRAZIL, July 29, 2025 /EINPresswire.com/ -- No Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a campanha Vozes pela Liberdade busca lançar luz sobre o que o mundo tantas vezes ignora: o tráfico humano. Uma indústria de R$1.4 trilhões (dados da Organização Internacional do Trabalho), que lucra com os corpos e vidas de crianças, adolescentes, mulheres e homens ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o tráfico humano é o terceiro crime mais lucrativo do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. Estima-se que, em 2025, mais de 50 milhões de pessoas estejam submetidas ao tráfico humano, sendo mais de 1 milhão no Brasil, de acordo com o Global Slavery Index.

Esse crime está presente nas ruas, do outro lado das telas, em lavouras, restaurantes e bares das cidades. Alimentado por vulnerabilidades como a pobreza, o tráfico humano muitas vezes se disfarça sob promessas falsas de emprego, casamento ou oportunidades de mudança de vida.

A campanha Vozes pela Liberdade reúne uma coalizão poderosa de parceiros — entre eles, The Exodus Road, Instituto Liberta, Thomson Reuters Social Impact Institute, Toppo Estratégias, e Ikebana Filmes — em um movimento coletivo contra o tráfico de pessoas.

“O tráfico humano prospera no silêncio e na invisibilidade, mas essa campanha rompe com esse ciclo,” afirma Cintia Meirelles, diretora da The Exodus Road no Brasil. “No país, vemos aliciadores usando táticas sofisticadas para manipular nossas populações mais vulneráveis — e muitas vezes isso passa despercebido. Vozes pela Liberdade nos convida a romper o silêncio, identificar a exploração e ajudar sobreviventes a retomarem suas histórias. Quando nos unimos entre setores, criamos uma força que os traficantes não podem ignorar.”

Como entidade representativa de quem atua diretamente na prevenção e repressão ao tráfico de pessoas, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal apoia a campanha com o propósito de mobilizar a sociedade em torno dessa causa urgente. “Os delegados de Polícia Federal estão na linha de frente dessa luta e seguem com a proteção da dignidade humana”, afirma o presidente da ADPF, Dr. Luciano Leiro. “O tráfico humano é um crime silencioso, que exige uma resposta coordenada e firme”, explica o Dr Leiro.

O centro da campanha é um curta-metragem impactante dirigido pelo premiado cineasta brasileiro Allan Souza Lima (Ikebana Filmes). Por meio de uma linguagem visual poderosa, a peça busca sensibilizar o público e motivar o enfrentamento coletivo contra esse crime.

“É de suma importância essa campanha para dar voz a tantas dores silenciadas e desaparecidas” diz Lima. “Estamos falando de um dos piores crimes da humanidade, senão o pior, o tráfico humano. É urgente dar voz a essa causa.”

A campanha está sendo amplamente divulgada nas redes sociais, com foco especial no TikTok, que apoia a iniciativa com ações dentro da própria plataforma. Entre os nomes de destaque que endossam a campanha estão a apresentadora Xuxa Meneghel, os atores Thaila Ayala, Gabriela Prioli, Vitória Strada, Renato Goes e outros que serão anunciados.

De acordo com a The Exodus Road, o Brasil é um dos principais países de origem, trânsito e destino de vítimas de tráfico humano na América Latina. A maioria das vítimas identificadas no país são homens para finalidade de trabalho escravo e mulheres para finalidade de exploração sexual, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, violência doméstica e pobreza extrema.

Entre 2017 e 2022, mais de 1.800 casos de tráfico humano foram registrados pelas autoridades brasileiras. No entanto, por ser um crime de difícil identificação, estima-se que esses números representem apenas uma fração da realidade, reflexo da subnotificação e da complexidade das investigações.

A campanha Vozes pela Liberdade convoca indivíduos, organizações e comunidades a se engajarem na luta contra o tráfico de pessoas. Para assistir ao curta-metragem, conhecer os sinais de aliciamento e saber como agir, acesse vozespelaliberdade.com.

Sobre a The Exodus Road
A The Exodus Road é uma organização global sem fins lucrativos que combate a escravidão moderna por meio da atuação conjunta com autoridades locais, capacitação de comunidades vulneráveis e suporte direto a sobreviventes. Desde 2012, já contribuiu para a libertação de mais de 6.000 vítimas e prisão de mais de 1.800 criminosos, números que crescem diariamente.

A abordagem da organização inclui intervenções, treinamentos e ações de pós-resgate. Em seu trabalho educativo, oferece programas presenciais e online, como o TraffickWatch: Brazil, curso específico para forças de segurança brasileiras, Influenced/Lup@ Digital, voltado para pais e adolescentes nos EUA e no Brasil, e Equip and Empower, destinado a jovens em situação de risco na Tailândia. Até hoje, mais de 56 mil pessoas foram capacitadas por seus programas.

Para mais informações ou para doar, acesse: https://theexodusroad.com/
Siga também nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Preston Goff
The Exodus Road
+1 719-941-9755
press@theexodusroad.com
Visit us on social media:
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
TikTok

Legal Disclaimer:

EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.

Share us

on your social networks:
AGPs

Get the latest news on this topic.

SIGN UP FOR FREE TODAY

No Thanks

By signing to this email alert, you
agree to our Terms & Conditions